Participo

Charlote de Morangos



INGREDIENTES

600 gramas de morango (recheio)
11/4 xícaras (cha) de açúcar (recheio)
1/2 xícara (chá) de cointreau ou outro licor de sua preferencia(recheio)
300 gramas de biscoito tipo champagne (laterais e fundo)
3/4 xícaras (chá) de leite integral (calda para regar)
1/2 xícara (chá) de água (creme)
1 unidade de envelope gelatina incolor sem sabor (creme)
3/4 xícaras (chá) de açúcar (creme)
6 unidades de gema (creme)
2 colheres (chá) de essência de baunilha (creme)
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco batido em chantilly firme (creme)
1 xícara (chá) de creme de leite fresco batido em chantilly firme (decoração)
200 gramas de morangos (decoração)


PREPARO RECHEIO


Coloque numa tigela os morangos, açúcar, e o cointreau. Cubra e reserve enquanto prepara a fôrma e o creme.

PREPARANDO A FÔRMA:

Corte 2 tiras duplas de papel manteiga com 5cm de largura e 50cm de comprimento. Coloque-as em cruz sobre o fundo de uma fôrma com 20cm de diâmetro e 5cm de altura, deixando as extremidades caírem igualmente da borda. Corte um disco de papel manteiga com 20cm de diâmetro e forre o fundo da fôrma, colocand-o sobre as tiras. Corte mais uma tira de papel manteiga dupla com 11cm de altura e 70cm de comprimento e faça uma gola em torno da fôrma e fixe com fita adesiva.


Forre com os biscoitos o fundo da forma, e qdo necessário recorte os biscoitos para preencher espaços vazios.

REGANDO OS BISCOITOS:

Escorra os morangos numa peneira, reservando o líquido.
Acrescente o leite, e se desejar, mais 2 colheres de cointreau. Umedeça os biscoitos inteiros restantes na mistura e forre a lateral da fôrma. Regue os biscoitos do fundo com o auxílio de uma colher.


PREPARANDO O CREME:

Coloque a água numa panela pequena, polvilhe com a gelatina e deixe descansar por 5 minutos. Junte o açúcar e leve ao fogo brando, mexendo com uma colher de pau, até dissolver. Não deixe ferver. Tire do fogo e reserve.
Na batedeira, bata as gemas até esbranquiçarem. Vá juntando, aos poucos, a mistura de gelatina. Despeje em uma tigela refratária e leve ao fogo brando, em banho-maria e cozinhe, batendo sempre com batedor de arame (fouet) até que a mistura esteja bem fofa. Volte à tigela da batedeira e bata até dobrar de volume. Desligue a batedeira, acrescente a baunilha e o chantilly e misture delicadamente com o fouet. Coloque a tigela dentro de uma bacia com água gelada e cubos de gelo e continue mexendo até que esteja completamente fria e consistente.

MONTANDO E DESENFORMANDO:

Despeje 1/3 do creme dentro da fôrma preparada e, por cima, espalhe metade dos morangos escorridos, formando uma camada uniforme. Coloque mais 1/3 do creme, faça outra camada de morangos e finalize com o creme restante. Nivele a superfície com uma espátula e cubra com um disco de papel manteiga. Leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas ou até a charlotte estar bem firme. Retire a gola da fôrma, recorte os biscoitos, se necessário, para nivelar com o creme, puxe um pouco as tiras para desgrudar a charlotte do fundo e vire cuidadosamente sobre o prato de servir. Coloque o chantilly no saco de confeiteiro com bico estrela e decore a charlotte. Finalize com morangos. Deixe na geladeira até o momento de servir.