Participo

Rocambole de Damascos

Minha cunhada passou o fim de semana em casa e me trouxe damascos e então fiz esse rocambole, que por sinal além de ter ficado com uma apresentação bonitinha ficou uma delícia ja que o recheio fiz cozinhando os damascos picados em suco de laranja, com um pouco de açucar e a combinação ficou mais que perfeita.









INGREDIENTES MASSA

04 ovos
01 pitada de sal
08 colheres (sopa) de açucar
10 colheres (sopa) de farinha de trigo

INGREDIENTES RECHEIO

300 gramas de damascos
250 ml de suco de laranja
açucar a gosto (usei 02 colheres (sopa)
Chantilly (receita aqui suficiente para rechear e decorar a gosto

PREPARO DA MASSA

Separa as claras das gemas em tigelas separadas.
Nas claras, junte 01 pitada de sal e bata na batedeira até obter o ponto de neve bem firme. reserve.

As gemas também bata com uma pitada de sal e as 8 colheres de açucar peneiradas até obter um creminho bem fofo.
Incorpore delicadamente, metade das claras e mexa com um batedor manual de baixo para cima. Em seguida vá juntando aos poucos a farinha de trigo peneirada alternando com o restante da clara mexendo delicadamente até incorporar tudo.
Forre uma forma quadrada de 25x30 cm com papel manteiga untado só com margarina ou manteiga e estenda a massa levando ao forno pré aquecido por mais ou menos 10 minutos. Enquanto iss prepare os damascos conforme abaixo.

PREPARO DO RECHEIO

Pique o damasco e junte ao suco de laranja com o açucar e leve ao fogo, deixando cozinhar até o suco reduzir e ficar só um caldinho gelatinoso. Deixe esfriar e utilize.

MONTAGEM

Desenforme a massa do rocambole em cima de uma folha de papel vegetal, distribua o chantilly por cima da massa e coloque o damasco ja cozido junto com o caldinho gelatinoso do suco de laranja que se formou. Enrole com a ajuda do papel vegetal, coloque numa travessa, polvilhe açucar em pó (VEJAM SÓ, EU UTILIZEI O AÇUCAR QUE GANHEI DE PRESENTE DE MINHA PRINCESA QUANDO FOI A PORTUGAL, LEMBRAM? Mais pode ser o nosso açucar de confeiteiro palpável, Decore a gosto.
Postar um comentário