Participo

Risoto de Camarão e Alho Poró com Brócolis


Hoje preparei esse Risoto de camarão com Alho Poró e Brócolis para minha menina que depois de dias turbulentos com a saude dela, finalmente esta melhor . Ja estava programado esse risoto em um dos cardápio de fim de ano, mais devido a minha ausencia e a correria com ela só rolou churrasco e hoje enfim o almoço prometido para ela. Fica aqui a receita e como preparei...........



INGREDIENTES

02 xicaras de arroz arbório (próprio para risotos)
02 kg de camarão vermelho médio limpo
01 cebola picadinha
03 dentes de alhos picadinho (para o arroz)
Azeite e alho para temperar o camarão e para refogar o arroz e o brócolis
Caldo de 01 limão (para temperar o camarão)
02 xicaras de alho poró fatiados (só a parte branca do alho)
02 colheres de manteiga (para finalizar o risoto)
01 litro de caldo de camarão, e 01 litro de caldo de legumes
sal a gosto
01 pacote de 500 gramas de brocólis congelado
pimenta do reino
01 colher de (sopa) de açafrão
01 xicara de salsa fresca picada
01 xicara (cha) de vinho branco
01 caixinha de creme de leite (se usar o de lata retire o soro) opcional
01 xicara (cha) de salsa fresca picada

PREPARO
Tempere o camarão com sal, pimenta do reino, limão e alho picado .Numa panela coloque azeite, o alho, deixe dourar um pouquinho e coloque o camarão refogando um pouco para desidratar. (eu reaproveito a agua do camarão para cozer o arroz) Reserve.
Em outra panela coloque azeite, alho, doure um pouco e junte o alho poró fatiado, refogando um pouco, em seguida junte  o arroz, o vinho e açafrão, mexa até evaporar o vinho e va colocando com uma concha o caldo de camarão e de legumes para cozer o arroz  . Enquanto isso passe o brócolis no azeite com o alho e o sal e  reserve.Quando o arroz estiver no ponto de "al dente" então se coloca o camarão e deixe continuar  o cozimento No finalzinho adicione o brocólis , o creme de leite e a salsa fresca picada, mexendo para incorporar bem e finalmente uma colher (sopa) de manteiga que vai dar o brilho no risoto. Sirva a seguir.  Sugiro um bom  parmezão ralado para acompanhar.
Postar um comentário