Participo

Feijoada

Sempre faço esse prato por aqui, mais nunca lembro de postar, pois hoje resolvi colocar aqui como faço a feijoada. Existem muitas maneiras de fazer, porém eu não gosto de fazer  muita gorda, então seleciono os ingredientes de acordo com o gosto aqui de casa e aqui fica minha sugestão para uma feijoada, digamos que mais para light rsrsrsrs....



Ingredientes 

700 gramas de feijão preto (procuro sempre usar um de ótima qualidade)
700 Gramas de carne seca 
02 gomos de paio
02 gomos de linquiça portuguesa ou calabresa defumada
02 pézinhos de porco ou joelho salgado
700 gramas de costelinha de porco salgada
200 gramas de bacon magro
06 dentes de alho picadinhos
02 folhas de louro
azeite

Preparo

Primeiramente deixe a carne ja cortada em cubos, a costelinha e os pezinhos de molho de um dia para o outro para sair o sal trocando a agua umas 05 vezes durante esse período. Em seguida aferventar as carnes dessalgadas umas duas vezes eliminando  a agua onde foram cozidos, o que ajuda na eliminação do excesso de gordura também. Mesmo sendo uma feijoada light, precisa colocar os pezinhos ou o joelho para acentuar o sabor da feijoada e eu uso esses ingredientes que são mais cartilagens do que gordura e deixam um sabor muito bom na feijoada.
Cozinhe o feijão com a carne, os pézinhos  durante 20 minutos na pressão. Enquanto isso, numa outra panela frite bem  o bacon com a linguiça e o paio e reserve dispensando toda a gordura que soltar.
Depois de vinte minutos de cozimento, abra a panela e junte a costelinha com as linguiças e o bacon ja fritos e cozinhe por mais 10 a 15 minutos na pressão.(eu junto as costelinhas após parte do cozimento pq senão ela desmancha, pois é uma carne mais macia)
Após esse tempo, doure 06 dente de alho em um pouco de azeite e acrescente na feijoada, junte 02 folhas de louro e acerte o sal se necessário deixando ferver um pouco , mexendo de vez em quando.

Pronto, agora é só servir com um arroz branco, uma farofa e um couve refogada com alho e bacon. Pode fazer um molho vinagrete (cebola, salsa , pimenta dedo de moça e tomate bem picadinhos) com caldo do feijão e servir junto para quem gosta de uma pimentinha no prato fica excelente.

Postar um comentário