Participo

Polenta Cremosa à Bolonhesa

Com esse friozinho, vai muito bem esse tipo de refeição e ontem a noite fiz essa polenta cremosa que ficou uma delícia e partilho aqui com voces a receita...



INGREDIENTES

500 gr de fubá
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto
2 1/4 litros de água
2 tabletes de caldo de carne
4 dentes de alho picadinhos
1 xícara (chá) de salsinha picada
1 lata de creme de leite sem soro
Parmesão ralado o quanto baste

Coloque o fubá em uma vasilha com água suficiente para formar uma papa. Deixe de molho um pouco.Enquanto isso em uma panela de pressão pré-aquecida, derreta a manteiga com um fio de azeite para evitar que a manteiga se queime. Refogue o alho . Em seguida, junte a água (2 e 1/4 L) , o sal e o caldo de carne Deixe ferver. Assim que ferver, despeje o fubá, previamente mexido, com cuidado e aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Espere ferver e coloque na pressão por 10 minutos. Desligue a panela e deixe parar de chiar.
Em seguida, acrescente a salsinha e o creme de leite, mexendo sempre. Cozinhe por mais 3 minutos fora da pressão. Apague o fogo.
Coloque a polenta em travessa refratária untada com manteiga. Cubra com o molho a bolonhesa, polvilhe o parmesão e sirva. Se preferir, leve ao forno antes de servir para gratinar.

MOLHO A BOLONHESA
01 Kg de tomates bem maduros
1 cebola ralada
1 lata de molho pronto de sua preferência
1/2 kg de carne moída magra
4 dentes de alho picadinhos
4 colheres de sopa de óleo
1 colher (sopa) de vinagre
Sal e pimenta a gosto
manjericão a gosto

Ferva os tomates, escorra toda a agua e bata no liquidificador até formar um creme espesso. Reserve.
Refogue a carne juntamente com a cebola, o alho e os outros temperos, e quando ja estiver bem cozida a carne junte o creme de tomates e o molho pronto, deixando ferver até apurar o molho
Postar um comentário