Participo

Torta Mousse de Chocolate e Maracuja


Essa torta é maravilhosa, pq a combinação do chocolate com maracuja é perfeita.














INGREDIENTES PARA A BASE

06 colheres (sopa) de manteiga sem sal.
200 gramas de chocolate meio amargo picadinho.
3/4 colher (chá) de café instantâneo.
01 colher (chá) de extrato de baunilha.
04 ovos grandes separados.
01 pitada de sal.
1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo.

INGREDIENTES PARA A MOUSSE DE CHOCOLATE MEIO AMARGO (2 CAMADA)

02 colheres (sopa) de cacau em pó.
05 colheres (sopa) de água quente.
200 gramas de chocolate meio amargo picadinho.
1 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco.
01 colher (sopa) de açúcar.


INGREDIENTES PARA A MOUSSE DE MARACUJA (3 CAMADA)

01 lata de leite condensado
01 lata creme de leite sem o soro gelada
250 ml de suco concentrado de maracuja
01 embalagem de gelatina de maracuja
12 gramas de gelatina incoloro sem sabor

INGREDIENTES PARA A MOUSSE DE CHOCOLATE BRANCO (ULTIMA CAMADA)

3/4 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor.
01 colher (sopa) de água.
200  gramas de chocolate branco picado.
1 1/2 xícara de creme de leite fresco.
01 pitada de sal


PREPARO DA BASE

Unte uma forma de 20 cm de diâmetro, de fundo removível. Pré-aqueça o fôrno a 180ºC. Enquanto isso, em banho-maria, derreta a manteiga, o chocolate e o café em pó, mexendo sempre até obter uma mistura lisa.

Apague o fogo e imediatamente acrescente as gemas, mexendo rapido com o fouer (batedor), fazendo isso, as gemas vão cozinhar sem criar empelotar . Acrescente a baunilha, misture mais um pouco e deixe esfriar. Reserve.

Na tigela da batedeira, bata as claras em neve juntamente com o sal em velocidade média, até ficar espumoso (cerca de 30 segundos). Então, aos poucos adicione a metade do açúcar mascavo e bata até que a mistura fique homogênea (cerca de 15 segundos). Acrescente o restante do açúcar, continue a bater em velocidade alta, até formar picos firmes (bater por cerca de 1 minuto aproximadamente).

Agora, junte as duas misturas: a de chocolate e a de claras e misture com o fouer delicadamente. Despeje a massa na fôrma untada e alise com a espátula. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos, fôrno a 180ºc . Espere o bolo esfriar completamente para sse colocar a mousse de chocolate.

PREPARO DA MOUSSE DE CHOCOLATE MEIO AMARGO

Numa tigelinha, misture o cacau em pó e a água quente. Reserve.

Em banho-maria, derreta o chocolate, mexendo sempre até que fique liso. Depois de derretido, retire do fogo e espere uns 5 minutos para esfriar.

Na tigela da batedeira, em velocidade média, bata o creme de leite, açúcar e o sal. Aumente a velocidade e bata até que ao levantar o batedor, forme picos moles

Agora junte as 3 misturas: a de cacau, a do chocolate derretido e a do creme de leite. Com o fouer, misture delicadamente. Despeje essa mistura sobre o bolo que já deve ter esfriado. Bata a fôrma 3 vezes sobre a mesa para remover as bolhas de ar. Alise o topo com a espátula. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.


PREPARO DA MOUSSE DE MARACUJA

Dissolva a gelatina de maracuja em 1/2 xicara de água fervente e mexa até dissolver bem, junte a gelatina incolor e mexa mais até dissolver completamente. Reserve.

Bata no liquidificador, o leite condensado, o creme de leite e o suco concentrado de maracuja, junte as gelatinas e bata mais um pouco. Coloque por cima da mousse de chocolate e leve para gelar até firmar.


PREPARO DA MOUSSE DE CHOCOLATE BRANCO

Para fazer a camada do topo, pegue uma tigelina, polvilhe a gelatina sobre a água e deixe por pelo menos 5 minutos para amolecer.

Em uma panela média, coloque 1/2 xícara de creme de leite para ferver, retire a panela do fogo, adicione à mistura de gelatina e mexa até que fique bem dissolvida. Despeje a mistura de creme quente sobre o chocolate branco e deixe descansar por 1 minuto. Bata até obter uma mistura lisa. Mexa de vez em quando, até esfriar.

Na tigela (limpa) da batedeira, bata o restante do creme de leite (1 xícara de creme de leite) em velocidade média, até o ponto de chantilly.

Agora junte as 2 misturas: de chocolate branco e do creme de leite, mexa delicadamente com o fouer. Coloque sobre a mousse de maracuja e leve para gelar até firmar.


COBERTURA - CALDA DE MARACUJA

Leve a polpa de um maracuja com meia xicara (cha) de agua e duas colheres (sopa) de açucar ao fogo até formar uma calda gelatinosa. Deixe esfriar e coloque sobre a torta espalhando bem. leve para gelar por duas horas antes de servir.


Postar um comentário