Participo

Risoto de Camarão e Alho Poró

Sinto muita a falta de estar por aqui, mais o trabalho tem tomado muito o tempo. Hoje mesmo sendo feriado trabalhei e devido a pressa acabei por fazer esse risoto para o almoço por ser um prato rapidinho para ser elaborado e eu considero uma excelente refeição. Servi simplesmente com uma saladinha de rúcula que é uma das minhas preferidas. Preciso postar muitas receitas que estão sendo acumuladas...





INGREDIENTES

03 xicaras de arroz arbório (próprio para risotos)
01 kg de camarão limpo
01 cebola picadinha
03 dentes de alhos pcadinhos
Caldo de 01 limão (para temperar o camarão)
02 xicaras de alho poró fatiados (só a parte branca do alho)
04 colheres de manteiga
1 1/2 litro de caldo de camarão
sal a gosto
pimenta do reino
01 colher de (sopa) de açafrão
01 xicara de salsa fresca picada
01 xicara (cha) de vinho branco
01 caixinha de creme de leite (se usar o de lata retire o soro)

PREPARO
Tempere o camarão com sal,pimenta do reino, limão.Numa panela coloque metade da manteiga e o alho, deixe dourar um pouquinho e coloque o camarão refogando um pouco. reserve.
Em outra panela coloque o restante da manteiga, a cebola e o alho poró. deixe dourar levemente e adicione o arroz,o sal o vinho e o açafrão, mexa até evaporar o vinho e va colocando com uma concha o caldo de camarão até o arroz chegar ao ponto de "ao dente" quando então se coloca o camarão e deixe acabar o cozimento (sempre verificando o caldo e ir colocando de acordo com a necessidade de chegar o ponto do cozimento total do arroz.No finalzinho adicione o creme de leite e a salsa fresca picada, mexendo para incorporar bem e finalmente uma colher (sopa) de manteiga que vai dar o brilho no risoto. Sirva a seguir. e sugiro o parmezão ralado para acompanhar.
Postar um comentário